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Registro de Marca

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Registro de Marca

1) Procure um especialista

Encontrar um profissional de confiança faz toda a diferença nessa etapa. Normalmente, as pessoas não estão familiarizadas com os procedimentos do registro de marca e as informações disponíveis online são muito rasas. Por isso, vale a pena encontrar um parceiro especializado na área para orientar nessa tarefa.

Dessa forma, a jornada do registro de marca acontece sem sustos, pois o empreendedor sabe exatamente quanto irá investir e em quanto tempo o processo será concluído.

2) Distinção visual

Certifique-se de que sua marca transmite a mensagem que você quer passar para os seus clientes de forma clara e direta, já que ela vai distinguir seus produtos e serviços. O consumidor deve perceber os valores e o que a sua empresa oferece de forma clara. A marca é o seu cartão de visita e a porta de entrada para muitos dos seus clientes.

3) Registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial tem sede no Rio de Janeiro, mas conta com delegacias regionais em várias capitais. Antes de qualquer coisa, verifique no sistema de busca de marcas se o que você quer solicitar não foi protegido por outra pessoa antes.

Aqui também é importante contar com o apoio de um consultor para orientar no pagamento da Guia de Recolhimento da União. As taxas são diferentes para pessoas físicas e microempresas e, em alguns casos, é possível até conseguir um desconto.

4) Acompanhe o processo

O processo vai passar por várias etapas e o órgão pode exigir o envio de alguns documentos durante a trajetória de registro. Acompanhe o andamento dos pedidos para não perder o prazo. Você pode consultar a Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada às terças-feiras ou acessar o sistema de busca de marcas do site do INPI.

O registro de marca também tem um excelente ROI, sabia?